O que é?
A cirurgia dermatológica é uma área da Dermatologia na qual o médico cirurgião vai escolher entre os diferentes tipos de procedimentos disponíveis para o tratamento de lesões benignas e até mesmo do câncer de pele. Entre os mais utilizados temos: cauterização química, eletrocauterização, criocirugia e a cirurgia tradicional com bisturi.
Para que serve?
- Serve para tratamento de:
- Tratamento de pintas;
- Câncer de pele.
- Sardas brancas (leucodermia gutata);
- Manchas da pele (melanose solar);
- Tratamento de queratose actínica;
- Queratose seborreica;
- Verruga viral.
Dói?
Quando o paciente for submetido à eletrocauterização ou cirurgia tradicional, realizaremos a aplicação de anestesia local e o procedimento se torna indolor. Nos casos de cauterização química ou criocirurgia, o paciente sente ardor ou queimação que dura alguns segundos. É normal, no dia do procedimento, sentir um pouco de dor, ardência, coceira ou queimação.
Quanto tempo leva a aplicação?
Para pacientes que precisam ser tratados pela cirurgia tradicional com a realização de pontos, o procedimento dura em torno de 1 hora. Para os pacientes que serão submetidos a cauterização química, criocirurgia ou eletrocauterização, o procedimento dura em torno de 30 minutos.
Orientações após o procedimento:
Após a cirurgia tradicional com pontos, o paciente vai para casa com um curativo que deve ser mantido até o dia seguinte. Depois de retirado o curativo, é importante lavar a região com água e sabonete 2 vezes ao dia e mantê-la protegida do sol. Os pontos serão retirados no consultório entre 7-14 dias, dependendo da área em que foi realizada a cirurgia.
Após o tratamento com cauterização química, eletrocauterização ou criocirurgia, o paciente deve lavar a região com água e sabonete duas vezes ao dia, aplicar protetor solar duas a três vezes ao dia e, se indicado pelo médico, aplicar hidratantes calmantes na região. As áreas aplicadas ficam vermelhas e levemente elevadas e após surgem uma crosta acastanhada que leva de 7 a 21 dias para cair. Pode haver coceira no quinto dia após o procedimento. Evitar exposição solar intensa na região tratada, evitar calor intenso e não entrar no mar ou em piscina enquanto tiver casquinhas.
Após 7 a 21 dias, as casquinhas caem e a região fica levemente rosada ou avermelhada. Neste momento a região está muito sensível a luz, é fundamental proteger a região contra a luz e contra o sol para não manchar a área tratada.